Presidente da Câmara de Pedra Mole participa de inaugurações no município

O Presidente da Câmara de Pedra Mole, José Alberto Fonseca, participou nesta segunda-feira (11), da inauguração da reforma do Colégio Estadual Augusto Franco e da inauguração da Creche Comunitária Josefa do Carmo Santos, localizada no povoado Tapado. Evento realizado pelo Governo do Estado contou com a presença do governador Jackson Barreto, o vice-governador Belivaldo Chagas, dentre outras autoridades.

Colégio Estadual Augusto Franco

As melhorias físicas nas instalações do Colégio Estadual Augusto Franco. A reforma foi realizada pelo governo do Estado de Sergipe, por meio da secretaria de Estado da educação (Seed), via Cehop, a partir de um investimento de R$ 530.000,00.

“Tenho muita alegria em estar em Pedra Mole, onde realizamos a reforma da Escola Augusto Franco. Quando o governo reforma uma escola como essa é uma alegria para os servidores, estudantes e toda comunidade escolar. Aqui, em nossa gestão, já entregamos um Cisp e uma quadra esportiva. Na gestão de Déda, foi realizado o calçamento de várias ruas do município, quer dizer, Pedra Mole é um município pequeno, mas cercado por obras do nosso grupo de governo. Demonstramos que o mesmo olhar que temos para os municípios grandes, temos com os pequenos, pois, para nós, não há diferença no tratamento. Porque se a gente quer uma educação de qualidade, em Lagarto ou Estância, nós queremos também em Pedra Mole, Aparecida e Pinhão. O governo trabalha olhando para todo o estado e para todos os sergipanos”, declarou o governador.

No Colégio Estadual Augusto Franco, todas as esquadrias foram substituídas, as instalações hidrossanitárias passaram por revisão, com substituição de louças e metais sanitários, e novas instalações elétricas foram instaladas. A cobertura passou por revisão e foi implantado forro de PVC nas instalações da escola, que ganhou novos pisos em alta resistência, cerâmico e cimentado. Foi construído um reservatório elevado com capacidade para 5.000 litros. O Colégio ganhou instalações de gás e de combate a incêndio. Recursos de acessibilidade foram implantados na reforma.

Foram realizados serviços de pintura interna e externa em todo o prédio, recuperação das estruturas de alvenaria que estavam danificadas e a restauração da tampa da caixa d’água. “Fizemos alterações, trazendo mais conforto ao ambiente escolar. As salas de aula estão melhores, a cozinha está melhor equipada, o laboratório de informática foi modernizado, instalamos rede wifi aberta em toda escola, mudamos o piso e o telhado, as instalações elétricas e hidráulicas. Enfim, é uma escola que se modernizou para continuar cumprindo com a meta do governo, que é oferecer uma boa infraestrutura para ter um ensino também de boa qualidade. Uma escola muito mais atrativa para todos os estudantes”, defendeu o secretário de Estado da educação, Jorge Carvalho.

Creche

O Governo do Estado inaugurou a Creche Comunitária Josefa do Carmo Santos, no Povoado Tapado, a 2 km da sede municipal. O estabelecimento infantil atende a uma reivindicação dos moradores e visa a oferta de melhorias nas condições de vida das famílias. Na construção da creche, realizada por meio da Seinfra, foram investidos de R$ 1.848.038,75, recursos oriundos do Programa Sergipe Cidades. A creche possui 749,70 m² de edificação, em uma área de 2.600m² e terá capacidade para atender 88 crianças.

“Essa obra nasceu quando um filho deste povoado, Clevinho, era prefeito. Alguns podem dizer que essa é uma obra grande demais para um povoado, mas o povoado Tapado merece uma obra como essa e Pedra Mole merece uma obra grandiosa como essa. No mês de janeiro do próximo ano, sentaremos, o prefeito, os secretários, o vice-governador, Belivaldo Chagas e eu, para ver a contribuição do governo para a compra dos móveis e equipamentos da creche, a gente precisa não apenas inaugurar paredes, mas colocar a creche para funcionar e faremos isso com o apoio da Prefeitura Municipal. Este prédio passa hoje para o comando da Prefeitura de Pedra Mole. Quanto à Caixa D’água do povoado, a Deso já veio aqui e vamos autorizar a recuperação, porque tanto o prefeito como eu temos responsabilidade com o povo de Pedra Mole”.

Um dos filhos da homenageada, Erinaldo Santos, afirmou que a creche é o melhor presente de Natal que Pedra Mole poderia receber. “Quero dizer da alegria e gratidão de toda família de dona Carmita, minha mãe, por essa justa homenagem. Obrigada governador por esse sonho e visão ao implantar a creche aqui no povoado, pois ela representa inclusão não só para os filhos deste povoado, mas de todos os povoados do município. É a maior obra social em Pedra Mole”.

Com informações da ASN